domingo, 15 de maio de 2011

Futsal no Santos FC: O começo da parceria

O antigo sonho santista de ter um time de futsal saiu do papel, e já vem dando resultados em quadra

Pedro Henrique Fonseca


No dia 30 de novembro de 2010, o Santos Futebol Clube através de seu site oficial, divulgou que equipe além do futebol masculino e feminino, agora também teria seu time de futsal. A diretoria prometia através do comunicado, um super time de futsal, para disputar os maiores torneios nacionais em 2011.

Na minha opinião o Santos Futebol Clube acertou em todos os passos que deu na fase de negociação com patrocinadores, escolha de elenco, e comissão técnica.
A Cortiana Plásticos é uma empresa tradição no futsal do Rio Grande do Sul que há anos vinha montando bons times de futsal, e que sempre chegavam às fases decisivas do campeonato, a Cortiana também cedeu ao Santos à vaga na Liga Futsal por duas temporadas (2011/2012), e que ao término destes dois anos pode ser renovado caso seja interesse de ambas as partes.

A parceria entre empresas e os clubes de futsal, é comum e vencedora. Os clubes que não contam com um grande parceiro, têm mais dificuldades do que os demais para se manterem ativos, pois além da ajuda financeira, as empresas compram as vagas da liga futsal, e as “emprestam” para as equipes. O maior exemplo de uma parceria de sucesso foi a Malwee Jaraguá – SC (clube que cedeu mais jogadores para o Santos), que em 19 anos conquistou quatro vezes a Liga Futsal, cinco vezes a Taça Brasil, e oito vezes o Campeonato Catarinense de Futsal. Em 2011 a Malwee Jaraguá pediu afastamento de um ano junto à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), pois não estava conseguindo manter os custos elevados da sua equipe. Em 2012 a equipe catarinense deverá estar de volta aos campeonatos.

Não se sabe de nenhuma parceira entre empresa e clube que tenha dado errado no futsal brasileiro.  Na liga futsal 19 dos 23 clubes participantes são frutos de parcerias entre empresas e agremiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário