segunda-feira, 9 de maio de 2011

Técnicas dos goleiros de futsal

Fechar o ângulo, reflexo e chute com qualidade são algumas usadas pelos arqueiros na modalidade
Pedro Nogueira

Como o tema deste blog é futsal, nada melhor que começar escrevendo sobre uma função um tanto quanto traiçoeira e ingrata, que seriam a dos goleiros em geral, inclusive os de futsal. Em certo momento ele é o herói, e segundos depois, o vilão. Dentro do tema goleiros de futsal, comentarei sobre as técnicas utilizadas por eles em jogos, mostrando na seqüência vídeos com essas técnicas.
No futsal, a maioria dos arqueiros tem uma estatura baixa, que convém com o tamanho das traves, menores que as de campo. Se tivessem uma estatura alta prejudicaria, pois nas defesas rasteiras, o arqueiro iria ter uma maior dificuldade de chegar na bola e defender. E é neste assunto que o uso dos pés para realizar defesas rasteiras, entram nas técnicas que um goleiro de futsal necessita ter.
Muitos goleiros de futsal utilizam essas técnicas na modalidade. Em um chute forte rasteiro, o uso do pé faz com que ele tenha uma reação/reflexo mais rápido para chegar na bola, diferentemente , de pular e esticar o braço. Não é comum goleiros defenderem bolas rasteiras com a mão, até porque a distância entre as duas traves é pequena. Além disso, no meu modo de ver, como o pé do arqueiro esta sobre o chão, sua reação é muito mais rápida para realizar a defesa. Inclusive ela é uma técnica especifica nos treinamento de goleiros de futsal.
Outra técnica muito utilizada pelos guarda metas é a de fechar ou diminuir o ângulo dos atacantes/pivôs. O arqueiro fica de joelhos na frente do adversário, diminuindo e fechando o ângulo, ou seja, ele obstrui a possibilidade de onde o jogador adversário pode chutar para fazer o gol. A técnica só é utilizada quando estão no um contra um, sendo mais claro, somente quando o goleiro e o atacante estão frente a frente. Essa é uma técnica muito importante em minha opinião, pelo fato de que ela é muito usada nos jogos, e em lances cruciais do jogo, ou seja, lances claros de gol. Um goleiro que usa corretamente essa técnica, fechando bem o ângulo do adversário faz com que seu time não tome gols, tendo mais chances do seu time vencer a partida.

O chute no futsal também é uma técnica muita importante para os goleiros. Nessa modalidade eles participam muito do jogo, chegando muitas vezes a metade da quadra para finalizar contra o time adversário. Nesse vídeo abaixo, em um jogo realizado na final da Liga Futsal de 2009, sendo o seu time Carlos Barbosa, o campeão daquele ano, o goleiro Lavoisier, que já teve passagens por diversos clubes, como Vasco da Gama e Sport Club Ulbra (Rio Grande do Sul), após realizar uma defesa, ele chuta e encobre o goleiro linha do time adversário, faltando nada menos do que cinco segundos para acabar o jogo. Na minha opinião, o goleiro que treina a técnica do chute, e sabe utiliza-la nos momentos certos, como esses do vídeo, se destaca dos demais goleiros. No vídeo, ele chuta para encobrir o outro arqueiro, exatamente quando o time adversário utiliza um goleiro linha, que normalmente fica adiantado, pois ele sai para o jogo, distribuindo passes. O goleiro linha é utilizado normalmente quando a equipe está perdendo o jogo. No caso do vídeo, o time adversário Jaraguá Malwee Futsal estava perdendo por 1x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário